terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Festival Feminista "Um território para nós"

 


O projeto “Um território para nós - encontro entre universidade, comunidade e criação cênica feminista” reúne múltiplas ações que objetivam dar visibilidade às criações cênicas de artistas identificadas com o gênero feminino (mulheres cisgêneros, transgêneros, travesti, transexuais) e/ou de gênero fluido, e que promovam o cruzamento entre a investigação cênica, o protagonismo das mulheres e a equidade de gênero, questões que abrangem mulheres e homens. Também buscamos fomentar o diálogo entre artistas diversas, fortalecendo a construção de processos autorais e a troca criativa, assim como ampliando a visibilidade das proposições cênicas por elas desenvolvidas. Pretendemos, ainda, estreitar a  relação entre a pesquisa acadêmico-científica, a comunidade universitária e a cidade, expandido territórios e circunscrevendo zonas de encontro entre pesquisadoras, artistas e público.

“Um território para nós" inspira-se no mote de Virginia Woolf, em "A room of one's own" ("Um quarto só para si"), publicado em 1929, em defesa da conquista de um lugar singular para o desenvolvimento da expressão feminina no âmbito da literatura (WOOLF,  2019) . Aqui, transformamos esse ideal em uma proposta de ocupação coletiva de territórios por meio da prática de uma arte teatral de cunho político-social pró-mulheres, apta a abarcar as realidades em transformação que caracterizam a contemporaneidade. Buscamos abranger um escopo compartilhado pelos feminismos interseccionais, termo plural que reconhece o cruzamento entre as diversas opressões de gênero, raça, classe e sexualidade como uma barreira urgente a ser enfrentada pela sociedade. Por isso a proposição de ações múltiplas, visando contemplar uma gama ampla de formatos e linguagens expressivas, assim como de materialidades e modos de produção, implicando ainda no acesso de públicos variados às ações aqui circunscritas.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA






MOSTRA DE CENAS CURTAS


 

 

 

 

 

 




RODAS DE CONVERSA

  


  

 


Equipe organizadora: Profa. Dra. Lúcia Regina Vieira Romano, as Pós-graduandas do PPGA - IA/Unesp, Me. Vanessa Biffon, Patrícia Borin e Mirian Almeida, e as Graduandas de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Arte-Teatro, Rafaela Jacomini, Júlia Merino, Brenda Eduarda Pereira Petronilho, Bianca Aparecida de Oliveira, Nicole Velloso Marangoni, Ana Flora Bonini e Isabela Angelozi de Lima. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog